Decore utilizando o Gabião
Decore utilizando o Gabião
Paredes e muros de gabião são estruturas feitas em aço, que se tornam sólidas ao serem preenchidas com pedras. Também chamados de cestões, os gabiões são basicamente recipientes de arame, utilizados na arquitetura e na construção desde o século XIX.
Frequentemente comparados aos murros de arrimo, os gabiões têm surgido como tendência em projetos de arquitetura, de fachadas ao paisagismo.
A estrutura de um gabião é feita por elementos flexíveis, formando telas com malhas hexagonais, parecidas com as construídas pelas abelhas, com uma torção dupla de ligas de aço.
Gabiões Cal capivari
Tipos de Gabião
Quando preenchidos por pedras, os gabiões formam elementos prismáticos ou cilíndricos, dependendo do tipo. Há 3 tipos principais de gabiões: caixa, colchão e saco.
O de caixa tem a forma de um paralelepípedo com tampa, com uma série de divisões internas, chamadas de células. Parecido com o de caixa, o formato de colchão é mais achatado e ganha maiores dimensões, preservando as células. Neste tipo, a maioria das fornecedoras distribui a tampa separadamente. E por fim, há o formato de saco, que serve para a fundação de estruturas de gabiões em geral, redes para proteção de encostas e para assentamento de leitos de rio e cursos d’água.
Todos têm características permeáveis e consequentemente, efeito drenante, o que ajuda a consolidar o solo, evita a erosão interna e deixa a vegetação crescer. Outro ponto positivo do material é a construção seca, que gera poucos resíduos na obra e forma estruturas monolíticas prontas para o uso.
Fonte: Hometeka