Conheça os tipos de brita
Conheça os tipos de brita
A Brita, que é classificada como um agregado. Material considerado artificial, pois é produzida a partir de uma outra fonte: rochas maiores extraídas de pedreiras. Ela tem várias classificações de acordo com o tamanho na qual é fragmentada, e cada um é usado para um propósito específico no ramo da construção civil.
Cada tipo de estrutura requer um ou vários tipos de brita. Elas influenciam diretamente na qualidade do concreto, que tem a rocha como a principal matéria prima. Em casos de casas usa-se um tipo e tamanho de brita, já para edifícios, grandes pavimentos, pré-moldados e concreto à mostra, outra.
Veja como ela é, de acordo com a ABNT NBR 7525, classificada.
Pó de brita:
Sua malha é de 5 mm. Muito utilizado para obtenção de concreto com textura fina, como em calçadas, na fabricação de pré-moldados. Já que dá maior facilidade de modelagem, como estabilizador de solo na produção de argamassa para o contrapiso. É também muito usado nas empresas que mexem com produção de asfalto.
Brita nº 0 ou Pedrisco:
A malha é de 12 mm e ela é bem pequena. Sendo muito usada na produção de vigas, lajes pré-moldadas, tubos, blocos de concreto para construção e fundação, paralelepípedos de concreto moldados, aqueles de encaixe, para a produção de chapisco, blocos e manilhas.
Brita 1
A malha é 24 mm, o dobro da brita 0 e é a mais usada em todos os processos da construção civil. Mais usada na produção de concreto para as colunas do que não parte crucial, quando se trata de qualidade necessária, vigas e lajes, ou seja, quase tudo. Nas construções de grande porte como prédios e grandes espaços comerciais ela é ainda mais usada.
Brita 2
Tem malha 30 mm e é utilizada quando há necessidade de um concreto mais resistente. Normalmente em construções de porte maior e que tenha que suportar mais peso. O concreto é chamado de concreto bruto, e é requerido em pisos de maior espessura.
Brita 3
A malha é ainda maior, dessa vez com 38 mm. Já não é mais usada em processos normais de construção, mas em obras de base, como aterramento, nivelamento ferroviário e na instalação de drenos.